PRUDENTE, HOJE E SEMPRE...


Prudente, Hoje e Sempre  – 65 Anos  - A Serviço da Comunidade Escolar
Impossível falarmos da Escola Prudente de Morais, sem antes nos reportarmos ao passado, pois muitas das coisas que vivenciamos hoje, são reflexos das nossas raízes. Uma história de trabalho, dedicação e conquistas, onde a comunidade escolar se fez presente para tornar o Prudente uma escola de destaque na localidade, no município e no Litoral Norte.
A história da Escola Prudente de Morais está ligada às origens do município de Osório, ao desenvolvimento comercial, à implantação da “Companhia de Navegação” (meados de 1907-família Diehl) e a “Viação Férrea”,cujo projeto iniciou em 1918 e, em 15 de novembro de 1921 é realizada viagem inaugural passando a funcionar com o trem passageiro e o trem cargueiro. Nesta mesma data, a Companhia de Navegação, junto à Viação Férrea, passa ao poder e controle do Estado.
A partir daí, passageiros e mercadorias desembarcam no “Porto Lacustre” de Osório e se dirigem à estação do trem, localizada na “Rua do Trilho do Trem”, hoje Avenida Getúlio Vargas. Este novo meio de transporte veio a beneficiar pessoas e negociantes, por agilizar as viagens de emergência dos passageiros e a compra e venda de mercadorias.
A Companhia de Navegação e a Viação Férrea foram as responsáveis pela centralização de várias famílias de trabalhadores do DEPREC, na região do Porto Lacustre, constituindo população numerosa, tornando indispensável uma escola para o atendimento desses moradores. Assim, transfere-se o “Grupo Escolar” de Passinhos (Decreto de criação Nº510 de 14/03/1942), para o Porto Lacustre (Decreto Nº1098 de 31/07/1944).
O Grupo Escolar é então instalado na Rua Daltro Filho, em frente à Praça José de Alencar, na casa de Antônio da Silva Neto, alugada pela Prefeitura. Um ano depois a Escola passa a chamar-se Grupo Escolar Porto Lacustre (1945).
Devido ao aumento do número de turmas, os professores passam a utilizar a Capela e o porão da casa do Senhor Osvaldo Amaral, esposo da professora e diretora Clotilde Steffens do Amaral. Mas a escola continua com dificuldades de atender a todos que estavam em idade escolar.
Em 1948, a escola é reformada, visando atender as necessidades emergentes daquela comunidade.
Em 1963, recebe prédio novo de madeira e, em 1979 inaugura-se o prédio atual, de alvenaria, com 4 pavilhões, 11 salas de aula, banheiros, administração, cozinha, refeitório e, outro prédio onde são instaladas a biblioteca, a sala dos professores, a supervisão e uma sala de materiais, além de 3 salas de madeira.
Paralelo ao crescimento da comunidade do Porto Lacustre e do município de Osório, em 1960 ocorre a desativação da linha férrea , e o trem é levado para o Zoológico de Sapucaia do Sul com fins de servir aos turistas, pois na época não foi avaliado sua importância histórica como meio de transporte, responsável pelo desenvolvimento econômico, crescimento e centralização de diversas famílias na região , gerando inúmeros empregos na ferrovia e no porto.
Hoje, restam apenas provas das construções, algumas restauradas e preservadas, outras à mercê do tempo e as saudosas lembranças das pessoas que se dedicaram às múltiplas atividades, tornando-se assim, responsáveis pela construção da nossa história.
Para resgatar esse passado, a Prefeitura Municipal de Osório brevemente dará início as obras do “Projeto Lagoa do Marcelino,”com o qual contaremos com a construção de um calçadão para passeio, costeando a lagoa, além de iluminação ,bancos etc.
Em março de 1983, através de decreto, a SEC transforma a Escola de 1º Grau Prudente de Morais em Escola de 1º e 2º Graus Prudente de Morais
Em 1986 é proposta por alguns professores da Escola Prudente e algumas pessoas da comunidade a união entre as duas comunidades escolares, o Ginásio Industrial Abramo Eberle, depois chamado de CIEAE (profissionalizante na área técnica) e a Escola Prudente de Morais.
Em 1987, através do Parecer Nº 868/86 , o Conselho Estadual de Educação aprova o curso de Auxiliar Técnico em Eletrotécnica.
Em 1988, após a união do CIEAE com a Escola Prudente de Morais, são inseridas no Currículo as disciplinas de técnicas agrícolas, industriais e comerciais, e a escola fica com uma extensa área física.
A escola continua ampliando sua clientela, tornando evidente a ampliação do Currículo Escolar e dos níveis e modalidades de ensino. Então, em março de 1991 começa a funcionar turma de Educação Infantil – Jardim da Infância, nível B e Classe Especial (Ato N º 00751 – SE).
O crescimento da escola e as melhorias não param por aí. Em 1995, o Conselho Estadual de Educação aprova o funcionamento do curso profissionalizante de Eletrotécnica, com duração de 4 anos.
No dia 14 de fevereiro de 1998, a escola recebe visita do Governador do Estado “Antônio Brito”, para entrega oficial da obra de reforma do “Casarão” antigo prédio do DEPREC, onde residiam os engenheiros e responsáveis pelo sistema viário lacustre, hoje utilizado como sede administrativa .Este prédio ocupa lugar de destaque, por ser um dos poucos referenciais que lembra a história econômica do município.
No ano de 2000, através da Portaria Nº 00075, a Escola de 1º e 2º Graus Prudente de Morais , recebe nova designação, passando a se chamar, Escola Estadual de Educação Básica Prudente de Morais.
Após sofrer reestruturação, através do Parecer Nº 77/2002, o curso de Eletrotécnica, transforma-se em, Técnico em Eletrotécnica – Área da Indústria, com duração de três semestres destinados às disciplinas técnicas e um para estágio, totalizando dois anos.
Neste mesmo ano, a escola completa 60 anos, e os professores Paulo César Cardoso Medeiros, Elaine Medeiros Perfeito e Rosane Ramos idealizam o Projeto “Galeria dos Ex-Diretores, visando homenagear e reconhecer o trabalho daqueles que administraram a escola com competência, profissionalismo e dedicação no decorrer dos 60 anos de história.
Os homenageados especiais da Galeria dos Ex-Diretores e das festividades alusivas ao sexagenário da escola foram: Nayde Porto Emerim(1942- 1943/1951-1952), Clotilde Steffens do Amaral (1944-1947), Cely Vieira Petrucci (1948-1950), Maria Canísia Grundler Bastos (1953), Eriolanda Pereira da Costa Leite (1954-1955), Theresinha de Jesus Machado (1956), Ângela Maria Magnus Kellermann (1954-1957-1958-1960-1962), Laci Maria Silveira 1959), Irany da Silva Rech (1961), Ilka da Silva Negreiros (1963), Joana Lory Rodrigues de Souza (1964-1968), Helena Vieira de Souza (1969), Maria Eloyr Pires de Oliveira (1970-1971), Salma Souza da Silva (1972), Salma Bastos Castilhos (1973-1975), Maria Catarina Chaves Lima (1975-1976), Jussara Vidal Perfeito (1977-1979), Seno Aloysio Schneider (1980-1984), Dauri Ramos Vaghetti (1985), Marilene Linhares Heldt (1986-1987), Zaida Maria Jacques de Quadros (1987), Suzéte Rodrigues da Veiga (1988), Suzana da Silva Batista (1989-1991), Sônia Maria Hoff (1992-1994), Juni Campos Martins (1995), Altivo Rosa dos Reis (1996), Osmar Antônio Andrioli (1997), Nauri Terezinha da Silva Marques (1998-2001), Ana Maria Rocha Rufino (2002-2006), Elaine da Cunha Gomes (2007-2009). A inauguração da Galeria dos Ex-Diretores foi realizada na administração da professora Ana Maria Rocha Rufino (2002-2006) que é a atual diretora da escola.


Em agosto de 2002, a escola recebe visita do Governador do Estado Olívio Dutra e da Secretária de Educação Lúcia Camini, acompanhados por uma comitiva, para inauguração de um prédio, com três salas de aula,a fim de suprir a demanda do Ensino Médio e Educação Profissional da região.
No ano de 2005 , é inaugurado mais um prédio, destinado ao Curso Técnico em Eletrotécnica, contendo duas salas, destinadas para a Biblioteca e o Laboratório de Informática do curso. Estavam presentes a Secretária de Educação Nelci Miler ,Secretário de Habitação do Estado Alceu Moreira e autoridades do município. Melhora-se, assim, a qualidade do ensino profissionalizante e amplia-se o número de vagas para ingresso no curso.
No ano de 2006, a escola é contemplada novamente com a ampliação e reforma do Refeitório, para atender os alunos da Educação Infantil, Classe Especial e Ensino Fundamental.
Na última década, a escola alcançou um progresso considerável, conquistando melhorias e ampliação no espaço físico e pedagógico, resultando no melhor atendimento à comunidade escolar e no reconhecimento do trabalho de todos os envolvidos com o educandário.
Os desafios aumentam, e a preocupação com a melhoria do processo ensino-aprendizagem e com o sucesso dos alunos no campo pessoal e profissional tornam-se prioridade. O corpo docente da escola: direção, coordenação pedagógica, professores e funcionários procuraram, através dos Planos de Estudos e do Projeto Político Pedagógico, objetivar a construção coletiva do conhecimento, tendo como foco a prática e o resgate de valores e a melhoria do convívio social.
O esporte, uma das alternativas encontradas pela escola,visando desenvolver as potencialidades do educando e o prazer pelas atividades físicas, recebeu grande estímulo da direção, dos professores e pais. A garra e a vontade de vencer sempre estiveram presentes na história do Prudente, principalmente nas últimas décadas, iniciando com o vôlei e o atletismo (1981-1985). Progressivamente “atingiu o auge” com a participação em Campeonatos Escolares do RS e nas Olimpíadas do município, nas modalidades de atletismo, futsal, futebol de campo, vôlei, handebol e basquete, sendo muitas as conquistas. A modalidade esportiva que mais vitórias tem trazido para a escola, é o basquetebol feminino. O professor Celso Gomes da Silva com seu profissionalismo, vontade e determinação tornou o basquete osoriense de excelente qualidade, obtendo reconhecimento e respeito entre todas as escolas da região e do estado , com seus 18 vice-campeonatos e 62 títulos estaduais entre competições escolares, jogos intermunicipais e campeonatos oficiais da Federação Gaúcha de Basquetebol . Fruto deste trabalho, algumas atletas da escola passaram a integrar equipes de grandes clubes brasileiros e seleções gaúchas de basquete feminino.
Tivemos ainda, na área desportiva , as Oficinas de Iniciação, envolvendo alunos de todos os níveis e modalidades de ensino, coordenadas pelo professor Joaquim Alcides Oliveira Lima.
A vasta área com pista atlética, campo de futebol, quadra poliesportiva, quadras de areia e mini-quadras, aliados à vontade dos professores de educação física, proporcionaram o sucesso
do esporte do Prudente.
Através de projetos, desenvolveram-se inúmeras ações que resultaram em novas práticas pedagógicas, despertando o interesse do aluno pela escola.. Dentre os projetos, destacaram-se:
Festa Junina - onde vivenciamos, junto a comunidade escolar, a história dos santos e das fogueiras;
MOCIP - vem despertando no aluno o interesse pelas ciências e o desenvolvimento da criatividade, responsabilidade, espírito de equipe, iniciativa e hábitos e atitudes científicas;

Acampamento e Gincana Cultural Farroupilha - vivenciamos o puro tradicionalismo, através de um acampamento e de uma gincana , a escola constrói uma nova história revivendo os feitos, hábitos e costumes dos gaúchos do campo, como a bênção crioula, o café campeiro, comidas típicas, cantos, poesias, tertúlias, e jogo de Truco ao redor de fogo de chão, realizados no “Galpão do Tio Gica” e no pátio da escola.
Prudente em Sol e Escolha da Garota e Garoto Prudente - visando estimular a arte, descobrir valores musicais, valorizar a beleza e a graciosidade estudantil, promovendo a integração de todos;
Poesia na Praça - conhecido também como Projeto Aprender a Aprender, baseado na criação e elaboração de poesias, além da produção de obras poéticas, os alunos estudam poesias de autores diversos, digitam, formatam, criam ilustrações e dramatização, posteriormente é editado um livro de poesias e divulgado à comunidade, na Praça da Catedral;
Amigos do Verde - através de Parceiros Voluntários, a escola organizou uma “Tribo-Nas Trilhas da Cidadania”, para desenvolver ações solidárias e principalmente voltadas para a preservação do meio-ambiente, reflorestamento, jardinagem e embelezamento do pátio da escola.
Seminário de História - que vem oportunizando reflexões sobre nossa identidade , objetivando promover e socializar o conhecimento histórico. O tema do IV – Seminário de História deste ano foi: Osório 1857-2007, Um recorte sobre nossa história;
Grupo de Teatro “Fazendo Arte - visa estimular a arte, descobrir talentos e despertar no aluno o prazer de representar, o gosto pela escola e a integração de todos, entre outros.
Feira das profissões – tem como objetivo levar o aluno a conhecer o mercado de trabalho , através do contato com diversos profissionais, de nível médio , técnico e superior, suas experiências profissionais e expectativa de trabalho.
Em 2007, nos 65 Anos da Escola, foi destaque o Baile do Prudente, realizado no Clube União, contando com a presença de ex-diretores, autoridades do município e a comunidade escolar.
Hoje, a escola tem um extenso calendário de eventos; muitos deles são destaques na cidade,e todas as festividades têm a participação dos professores, alunos, funcionários , pais, CPM e Conselho Escolar.

Nessa trajetória de construção dos “65 Anos”, fica a saudade e a esperança de que as melhorias continuem, e que todos se dediquem com afinco na tarefa de educar, para que o Prudente continue sendo uma escola de qualidade, e à frente do seu tempo, reconhecida no município e na região.
Atualmente a escola conta com 1.450 alunos, 54 turmas, 72 professores e 20 funcionários.


Ana Maria Rocha Rufino
Professora de História /Pós Graduada em Gestão e Administração Escolar

Fonte: Documentos, atas e jornal interno da Escola Prudente

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de ter acesso ao blog do Prudente ,pois apesar de apenas ter feito o ensino médio nesta escola ,este foi o meu melhor período escolar(1987-9), fiz ótimos amigos aqui tanto entre colegas ou professores. Apreciei muito a idéia de dar acesso á informática para a comunidade local escolar e pretendo me associar á comunidade do Prudente. Abraços !!!

    ResponderExcluir
  3. Bolsa De Estudo – Oportunidade para divulgar aos seus estudantes

    Prezado (a) Representante,

    Meu nome é Simone Silva e eu represento a empresa americana GotChosen sediada em Orlando, Flórida, Estados Unidos fazendo a divulgação do projeto filantrópico de GotChosen no Brasil.

    GotChosen é uma empresa inovadora em tecnologia de multimídia, publicidade e desenvolvimento de negócios e está desenvolvendo suas tecnologias proprietárias baseadas em escolha e privacidade na internet que dará controle do conteúdo na tela do usuário quando ele estiver navegando na internet.

    As Iniciativas filantrópicas de GotChosen estão focadas em programas de bolsas de estudo para criar conhecimento da marca e da sua presença na web.

    Atualmente a GotChosen já possui três programas diferentes de bolsas de estudo:
    - O sorteio de $ 40 mil dólares;
    - O concurso de Melhor Vídeo com um prêmio de $3 mil dólares;
    - Bolsa Mensal de $ 1.000 dólares.

    Qualquer pessoa com dezoito anos ou mais está qualificada a participar. O dinheiro da bolsa pode ser usado em qualquer tipo de despesa estudantil e em qualquer parte do mundo.

    GotChosen gostaria de levar essa oportunidade ao conhecimento dos alunos de sua instituição educacional. Veja abaixo algumas das várias instituições aqui nos Estados Unidos que apoiam nosso trabalho filantrópico:

    University of Phoenix: UOPX é uma instituição de ensino superior com fins lucrativos, com sede em Phoenix Arizona. Com mais de 200 campi em todo o mundo, fornece mais de 100 programas de graduação, bacharelado, mestrado e doutorado.
    Click no link abaixo, e veja nossa bolsa de estudo listada na categoria “General”.
    http://www.phoenix.edu/tuition_and_financial_options/scholarships/external-scholarships.html

    Fastweb: Empresa sucursal da Monster.com. Monster é um dos maiores websites de emprego em todo o mundo.
    http://www.fastweb.com/college-scholarships/scholarships/158736-gotscholarship-40k-to-give-away-scholarship

    CollegeXpress: Empresa sucursal de Carnegie Communications, líder em Soluções Integradas de Marketing e inscrição no ensino.
    http://www.collegexpress.com/scholarships/gotscholarship-40k-to-give-away/2020139/?ref=collegexpress.com

    DC.Gov: é o portal oficial de informações e serviços do governo de Washington DC, capital dos EUA. Click no link abaixo e busque por “GotChosen Scholarship”.
    http://dcyac.dc.gov/page/scholarship-information

    Maiores informações a respeito da nossa empresa e projetos estão disponíveis em nosso site www.GotChosen.com.br ou, por favor, entre em contato através de e-mail ou telefone.

    Aguardo o seu retorno,

    Atenciosamente,

    Simone Silva
    ssilva@gotchosen.com
    407-284-1242

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto: Construindo Novos Saberes Através do Mundo da Leitura

Projeto Trem Bala

Projeto Coleção Olhar de Clio