PROJETO INTERDISCIPLINAR

Lixo: Necessidade nos dias atuais

O projeto teve origem com os professores Guilherme Bach (Química) e Jeferson Silveira da Silva (Física), quando participaram do Curso Lições do Rio Grande oferecido pelo Governo do Estado - Caxias do Sul em 2009. A tarefa dos professores era a construção de um projeto interdisciplinar que pudesse ser aplicado na Escola.
Em maio de 2010 o grupo de professoras: Cristiane Neto (Literatura), Celita Trespach (Língua Portuguesa), Flávia Gubert Ferri (Geografia), Jaina Lima (Matemática), Nara Troglio (Biologia), Terezinha Pizoni Marques (Língua Portuguesa) e Tânia Sessim (Artes), participaram do Curso Lições do Rio Grande em Osório e desenvolveram o projeto interdisciplinar com base naquele, criado pelos professores Guilherme e Jeferson, aperfeiçoando e ampliando as atividades.
Inicialmente, o projeto está sendo desenvolvido com a 1.ª e 3.ª séries do Ensino Médio. O objetivo do projeto é conscientizar os alunos sobre a necessidade de se reduzir a produção de lixo; da conservação do ambiente escolar e refletir sobre a interferência humana e ações que cada indivíduo, enquanto cidadão pode adotar na preservação do meio ambiente.
Na primeira série do Ensino Médio, os alunos saíram com as professoras Jaina (Matemática), Tânia (Artes), Cristiane (Literatura) e Terezinha (Língua Portuguesa) para fotografar o entorno escolar, flagrando o lixo em diversas situações. As fotos foram utilizadas pelas professoras para construção de uma apresentação em Power Point para sensibilização dos alunos. Posteriormente, os alunos construíram suas próprias apresentações em Power Point e filmes com o programa Windows Movier Maker. A partir dessa situação de aprendizagem os alunos estão construindo pequenas palestras para as turmas da Escola com a orientação da professora Terezinha Pizoni (Língua Portuguesa).
As terceiras séries do Ensino Médio, com a professora Jaina Lima (Matemática) construíram banners informativos com material de sucata. Todos os banners trazem informações sobre os materiais que são e os que não são recicláveis, o tempo de degradação de cada resíduo, curiosidades. O objetivo foi propor a resolução de um problema a ser resolvido pelos alunos: “como montar o banner?”; “quais materiais utilizar na confecção”; “como organizar as informações?”. Juntamente com essa atividade, o líder de cada grupo fez a seleção do lixo, durante três dias, registrando em uma tabela os tipos de resíduos e as quantidades em unidades discretas. Com esses dados foi elaborada uma atividade para o estudo da probabilidade e suas aplicações.
Os professores Nara Troglio (Biologia) e Jerri Almeida (História) fizeram a abordagem histórica sobre a questão do lixo, elaborando para os alunos da terceira série do Ensino Médio a Palestra “A intervenção humana na geração do lixo sob o aspecto histórico”. Outras atividades, também, estão em andamento, como a visitação ao Aterro Sanitário Municipal, marcada para 1.º de julho de 2010 com as turmas 311 e 312 do Médio e a professora Iara Luana Bobsin (Geografia), que abordará o tema do projeto sob ponto de vista geográfico. A construção de entrevistas com a turma 115 (1.ª série do Médio) sob a orientação da professora Jaina Lima (Matemática) com o objetivo de analisar os dados obtidos através dos gráficos estatísticos e a construção na Planilha Eletrônica Excel Microsoft.
As disciplinas envolvidas no projeto contemplam as habilidades e competências transversais: ler, escrever e resolver problemas, de acordo com as orientações das Lições do Rio Grande. A previsão é que a proposta se estenda até o término do ano letivo de 2010.

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto: Construindo Novos Saberes Através do Mundo da Leitura

Projeto Trem Bala

Projeto Coleção Olhar de Clio