Lançamento do Livro: PRUDENTE DE MORAIS: A ESCOLA NA MEMÓRIA DE SEUS PROFESSORES

Lançamento do Livro: “ Prudente de Morais: a Escola na memória dos seus professores”


No dia 23 de abril de 2013, às 20 horas, no Espaço Cultural Conceição ocorreu o lançamento do livro editado em comemoração aos 70 anos do educandário Prudente de Morais.

O livro, nas palavras da Diretora Ana Rufino, visa divulgar a História encantadora da Escola Prudente de Morais que está ligada diretamente às origens do desenvolvimento comercial de Osório, à implantação da “Companhia de Navegação” e à “Viação Férrea” e o local onde desembarcavam passageiros e mercadorias era no “Porto Lacustre” surgindo, então uma população numerosa e a necessidade de uma escola.

O governo havia criado em 1942 o Grupo Escolar de Passinhos, o qual, em 1944, é transferido para o Porto Lacustre e a escola recebe o nome Grupo Escolar Prudente de Morais. Inicia com turmas de 1º ano, em seguida passa a ter turmas até o 4º ano. Na década de 50 verificou-se o progresso da escola com a ampliação do nº de alunos e o avanço no que diz respeito as ações pedagógicas envolvendo a comunidade.

Nesse mesmo local, em 1961 foi criado a Escola Industrial Abramo Eberle

Em 1987 inicia a trajetória do curso profissionalizante, primeiramente é aprovado o curso de Auxiliar Técnico em Eletricidade. Sete anos depois é implantado o Curso Técnico em Eletrotécnica ( 1995 ).

Em 1988 houve a fusão das escolas Prudente de Morais e do CACT (Centro de Artes Ciências e Tecnologia). São inseridas no currículo as técnicas.

Nas décadas de 80 e 90 a escola se destacou nos esportes, especialmente no basquete sob a coordenação do professor Celso Gomes.Momento de muitas vitórias.

2000 a 2010 foi um período marcado pelos inúmeros projetos inovadores que os professores desenvolveram , alguns premiados no município e no estado trazendo para a escola o título de Instituição Empreendedora.

Nessa década foi também criada a classe específica de surdos -Ensino Médio noturno e temos junto a comunidade surda levantado a bandeira em prol da escola bilíngüe para surdos.

2012- a escola comemora seus 70 anos com uma intensa programação.

Atualmente, a Escola conta com o trabalho de 84 professores e 21 funcionários. Atende 1.300 alunos distribuídos nos turnos da manhã tarde e noite. Do Ensino Fundamental, Médio e Técnico, oriundos de diversas localidades, distritos e cidades vizinhas.

Através do Plano Estratégico e Administrativo, a escola vem priorizando as ações pedagógicas e fomentando projetos voltados para a construção do conhecimento e para a qualificação profissional.

A escola está acompanhando o processo de mudanças que vem ocorrendo na educação, em sintonia com o desenvolvimento do município

A diretora parabenizou a todos que colaboraram na concretização do projeto de criação do livro alusivo aos 70 anos e agradeceu aos professores e funcionários pelo trabalho que vem executando junto a comunidade escolar.

Nas palavras do professor Seno Schneider, ex-diretor: a Escola Prudente de hoje é fruto do trabalho e do ideal de ontem.

A obra “ PRUDENTE DE MORAIS: a Escola na memória de seus professores” entregue à comunidade osoriense é um registro da comemoração dos 70 anos da escola e, ao mesmo tempo, uma parte da história da educação pública de nossa região.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTRATO PEDAGÓGICO

Rematrícula, Inscrições e Matrículas

Projeto: Construindo Novos Saberes Através do Mundo da Leitura