PLANO ESTRATÉGICO ADMINISTRATIVO - 2012
NECESSIDADES
IMEDIATAS
Atender
a demanda diversificada;
“
Priorizar
o setor pedagógico “ ;
Oportunizar
momentos de reflexão voltados para a aprendizagem
dos alunos;
Estimular
e oferecer condições aos professores para desenvolver
projetos ;
Diminuir
índices de repetência e evasão;
Continuar
as melhorias na infra-estrutura
GARANTIA
Ambiente
acolhedor e favorável , apoio ao trabalho docente;
Ações
conjuntas;
Parcerias
(sintonia/ relação dialógica)
CONSEQUÊNCIAS
Ensino
de qualidade
Reconhecimento,
respeito e credibilidade
Índices
satisfatórios de aprovação
Permanência
do aluno na escola
Foco
de Trabalho /Escola de referência / Identidade própria / Educação de Qualidade
OBJETIVOS
Ter
como foco no Ensino Médio a preparação do aluno para o
mercado de trabalho e para a cidadania - “Escola mediadora entre
o conhecimento e o trabalho”;
Promover
oficinas de teatro, dança, música, artesanato, esportes,
ecológicas e de estudos, libras, palestras, encontros, campanhas
solidárias, educativas e capacitação aos professores,
funcionários, alunos e pais / Projetos;
Divulgar
as ações ( jornais e rádios da região), painel
informativo, internet e blog;
Buscar
a participação e apoio do Conselho Escolar, CPM, Grêmio
Estudantil, professores, alunos e funcionários;
Ampliar
e atualizar o acervo da Biblioteca, além de dinamizar o
espaço visando aproximar os alunos e professores do ambiente de
leitura, pesquisa e estudos;
Firmar
parcerias com a 11ª CRE, prefeituras, órgãos públicos e
privados, empresas, Associação Comercial do Município e entidades
filantrópicas;
Promover
reuniões periódicas administrativas e pedagógicas, com a
participação dos segmentos da escola ;
Otimizar
o uso dos Laboratórios e setores da escola;
Rever
os Planos de Estudos e o Regimento Escolar, atualizando-os
conforme a demanda, as necessidades do contexto escolar, e a lei
vigente.
PROJETOS
E OFICINAS
AULA
DE REFORÇO - UM COMPROMISSO DE TODOS
O
trabalho de reforço, está inserido à
proposta da LDB, Cap. II Da Educação Básica, Seção I- Das
Disposições Gerais, Art. 24. V. (Extensivo as Séries Iniciais)
PROJETO
- DE BEM COM A TURMA
Oportunizar
trabalhos em equipes e grupos e a mudança
na disposição das classes;
Criar
um contrato de convivência social com as turmas,
definindo normas e regras a serem seguidas por todos os
envolvidos;
Esclarecer
a turma sobre O Regimento Escolar (direitos e deveres);
Ação
conjunta : professor, coordenação pedagógica, orientação
educacional e direção (Disciplina
e Rendimento ).
PROJETO
- CAPACITAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS
Oportunizar
os professores e funcionários a interagir diretamente com o
grupo de colegas como palestrante, compartilhando vivências e
experiências de cursos e capacitações , de sala de aula ou do seu
setor de trabalho
PROJETO
- ORIENTAR – SOE
Construir
um espaço de diálogo e confiança entre Escola e Família,
Orientador com os Professores e Alunos;
PROJETO
- AÇÃO SOLIDÁRIA
Vivenciar
momentos de partilha;
Transformar
ações isoladas em comunitárias.
PROJETO
- FAMÍLIA ATUANTE
Promover
/ Oportunizar :
Ciclo
de palestras e debates informativas pertinentes à educação
de crianças e de adolescentes
Momentos
de interação dos pais com os professores, coordenação
pedagógica, orientação educacional e direção ;
Desenvolver
uma relação dialógica, de acolhimento e compreensão com os
pais, para o crescimento e amadurecimento das relações Família –
Escola, Pais
PROJETO
- BIBLIOTECA ESCOLAR DINÂMICA
Oferecer,
um ambiente acolhedor e atrativo, que desperte o interesse dos
visitantes a leitura e ao desenvolvimento de ações criativas e
inovadoras.
PROJETO
- MEIO AMBIENTE
Por
onde começar?
Colocar
em prático os projetos e ações do ano anterior;
PROJETO
– ARTE EM VALORES: OFICINAS DE INCLUSÃO – DESCOBRINDO VALORES
Manter
o grupo de teatro, as técnicas , transformar, incentivar a
dança.
PROJETO
– ESPORTE COMO FORMA DE LASER, RECREAÇÃO E SAÚDE
Promover
e incentivar o convívio esportivo, recreativo e social,
oportunizando os alunos a participarem de atividades de
iniciação desportiva, treinamentos e competições.
PROJETO
– ENSINO MÉDIO EM AÇÃO
Desafio:
Oferecer
condições necessárias aos alunos para o desenvolvimento das
suas potencialidades.
“Criar
uma identidade para o Ensino Médio”
PROJETO
-
SEMANA
DO TÉCNICO DE
CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS
Outras
ações:
Viabilizar
contatos para aquisição de recursos;
Criação
do Curso de Eletrônica;
Seminário
da Educação profissional;
Rever
o projeto “Automação da Escola”;
Reativar
o projeto “Economia de Energia Elétrica”
Orçamento
Participativo:
Ensino
Fundamental (doze mil reais)
Ensino
Médio (vinte e um mil reais)
Curso
Técnico (sessenta e três mil reais)
Muro
( sessenta e cinco mil reais)
Mais
Educação (trinta e cinco mil reais)
PROJETO
– A TECNOLOGIA A SERVIÇO DA COMUNIDADE ESCOLAR
“Adquirir
equipamentos de ponta é muito mais fácil do que efetivamente
se apropriar das novas possibilidades de construção do
conhecimento”.
Maria
Olyntho
Atualizar
a página da Internet da escola.
Manter
e melhorar o blog estimulando as turmas a participar.
ESTRUTURA
FÍSICA DA ESCOLA
“A
infraestrutura é essencial no desenvolvimento dos estudantes.
A forma como a escola usa o espaço, as relações interpessoais e a
interação com a comunidade também são importantes na Educação
das crianças”.
Thais
Gurgel
MELHORIAS REALIZADAS NOS MESES DE JANEIRO E FEVEREIRO 2012
Reforma
do piso da quadra externa de basquete;
Troca
do piso da sala de Técnicas e Artes;
Reforma
do Ginásio, com pintura interna e tela divisória,
recuperação das goleiras e redes;
Ampliação
da área de circulação em frente ao barzinho;
Reforma
do piso da área de circulação;
Início
da licitação para a construção de parte do muro ( Rua da
Lagoa ).
SALAS
DE AULA E BANHEIROS
Manutenção
geral ( vidros, pintura e troca das portas salas 28,29 e 30,
piso)
Prédio
Administrativo
Redimensionamento
do espaço físico e pintura;
Acompanhando
Processos: telhado, escada externa e cedência para a
Prefeitura Municipal de Osório.
Laboratórios
Manutenção
, aquisição de equipamentos e material para as aulas
práticas e o desenvolvimento de projetos pedagógicos.
QUADRA
EXTERNA COBERTA
Comentários
Postar um comentário