REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO
“Caminhante
não há caminho, o caminho se faz ao andar”
Antônio
Machado.
Parecer
CNE/CEB nº 39/2009
Aplicação
do Decreto nº 5.154/2004 - Educação Profissional Técnica de
Nível Médio e no Ensino Médio
Urgência
na adequação das Diretrizes Curriculares Nacionais, no que se
refere à Educação Técnica de Nível Médio - implantação
imediata.
Parecer
CNE / CEB nº 05/2011
PDE
estabelece metas para o Brasil de 2011 à 2020
Universalizar
até 2016 atendimento para toda a população de 15 a 17 anos e até
2020 elevar a taxa de matrículas no Ensino Médio para 85%;
Universalizar
atendimento para estudantes com deficiência dos 4 aos 17 anos;
Oferecer
educação integral em 50% das escolas públicas de Educação
Básica;
Atingir
médias do IDEB;
Duplicar
matrículas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio;
25%
de matrículas EJA na forma integrada a Educação Profissional...
Pesquisas
apontam 75% dos alunos já estão inseridos no mercado de trabalho;
Trabalho
está mais presente na vida dos jovens do que a escola;
Muitos
abandonam a escola pelo emprego;
Desencaixe
entre escola e jovens não deve ser visto como incompetência da
escola ou desinteresse do aluno;
O
Brasil passa por um novo ciclo de desenvolvimento e por contradições
sociais ( avanço na inclusão educacional sem transformar a
estrutura social desigual – acesso precário à saúde, cultura,
lazer, trabalho, transporte);
Jovens
criam novas expectativas de inserção ao mundo do trabalho e em
relação ao papel da escola nos seus projetos de vida.
Escola
Ressignificar
para atender esse público alvo (acolhimento - Conhecemos nossos
estudantes? Proximidade? Expectativas? Interesses? Necessidades? );
Viabilizar
inserção e condições e novas formas de organização da proposta
de trabalho – metodologias e de seu Projeto Político Pedagógico;
Reconhecimento
da diversidade;
Noturno:
local de incentivo, desafios, construção do conhecimento e
transferência social (adequar as condições do educando sem reduzir
nº aulas e qualidade do ensino; Alunos saem e voltam pelo valor da
escolarização, dificuldade de conciliar trabalho e escola,
dificuldades financeiras).
Arroyo
afirma : ” é um trabalhador estudante”
Necessidade
de aprofundamento teórico: LDB 9394/96, Parecer nº 06/2001 CEE/RS,
Parecer nº 851/2000 (avaliação), Parecer nº 693/2001,
Diretrizes Curriculares Nacionais, Resolução do CEE nº 02 de
30/01/ 2012, Parecer nº 156 de 27/01/2012 (regimento provisório);
Sentidos
da escola... Investigar... Por que evadem? Reprovam? Perda do
significado? Crise? Conteúdos sem significado? Conteúdos, qual o
sentido? Quais são os vínculos do aluno com a escola? Por que
mudar?
Ensino
Médio Politécnico / Perfil em construção:
Deverá
promover o aprofundamento dos conhecimentos do Ensino Fundamental e a
preparação para o trabalho e cidadania(aprimoramento do educando
como pessoa);
Importante:
ouvir, acolher sem preconceitos, enxergar quem está à nossa frente,
teorizar a prática e repensar nossa prática dentro da escola.
Currículo
organizado a partir das quatro áreas do conhecimento, as quais
abarcam as disciplinas tradicionais, mais a parte diversificada,
totalizando 30 períodos, sendo 4 destinados para o Seminário
Integrado.
Trabalho,
ciência , tecnologia e cultura são instituídos como base da
proposta de desenvolvimento curricular do Ensino Médio
Trabalho
como princípio educativo
Pesquisa
como princípio pedagógico
Direitos
humanos como princípio norteador
Sustentabilidade
ambiental como meta universal
Desafio:
implantação de uma política permanente de formação docente para
o EM
Decreto
nº 6755/2009 - Politecnia: implica a união entre escola e
trabalho, instrução intelectual e trabalho produtivo, educação do
intelecto, do corpo, tecnológica, cultural (formação humana
integral – Om nilateral ) ;
O
conhecimento só tem significado no contexto;
Consiste
em levar à sala de aula um currículo organizado a partir das quatro
áreas do conhecimento, levando em consideração os contextos e a
diversidade;
Seminário
Integrado: É a novidade da proposta. Ele nasce como um eixo
articulador entre a teoria e a prática, trazendo para a sala de aula
a realidade do aluno, que passa a determinar o conteúdo das
disciplinas;
Possibilita o diálogo
entre os componentes curriculares, consolidando as relações
teoria-prática-parte-totalidade.
Seminário
Integrado: é disciplina e deve ser organizado através de projetos
com significado;
Projeto:
define a metodologia de trabalho das disciplinas
(ação-reflexão-ação), possibilita a intervenção na realidade e
a construção do conhecimento, ocorrendo assim, uma nova
problematização.
Coordenador:
das áreas do conhecimento passa a ser um articulador entre as áreas
do conhecimento e as disciplinas.
Currículo:
considerar os significados socioculturais, articular saberes
cotidianos e o conhecimento historicamente acumulado ; educador ir
além; professores e alunos protagonistas; investigação sócio
antropológica deverão subsidiar o planejamento geral da escola e o
seminário deve aprofundar.
Avaliação
: Emancipatória (diagnóstica, formativa, contínua e cumulativa);
Regimento:
vigência provisória.
Desafio:
Implantação
das mudanças, através da construção coletiva na perspectiva de
encontrarmos o caminho que propicie o conhecimento.
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