O MUNDO QUE TU OUVES É O MESMO QUE EU VEJO – SEMANA DO SURDO
PROJETO
DADOS
DE INSTITUIÇÃO
1. NOME
DA ESCOLA: Escola Estadual de Educação Básica Prudente de Morais.
1.2 ENDEREÇO
COMPLETO: Avenida Brasil, 243 – Bairro Porto Lacustre – Osório/RS CEP 95520-000
1.4 E-MAIL
DO DIRETOR: anarrufino@hotmail.com
1.5 NÚMERO
TOTAL DE ALUNOS DA ESCOLA: 1300 alunos
1.6 NÚMERO
TOTAL DE ALUNOS NA CATEGORIA EM QUE SE INSCREVEU (MÉDIO): 404
1.7 NÚMERO
TOTAL DE ALUNOS QUE PARTICIPAM DO PROJETO:
·
DE FORMA DIRETA: 45 alunos
·
DE FORMA INDIRETA: 1300 alunos
1.8 NOME
DO DIRETOR TITULAR: Ana Maria Rocha Rufino
DADOS DO PROJETO
2.2. DURAÇÃO DO PROJETO: De
20 de Agosto à 29 de Setembro de 2012
2.3. NATUREZA PROPRIETÁRIA
DA AÇÃO: Educação, Comunicação e Cultura2.4. BENEFICIADOS DIRETOS E INDIRETOS DA AÇÃO: Alunos, famílias e comunidade escolar
2.5. NÚMERO TOTAL DE PESSOAS BENEFICIADAS: 1400 pessoas aproximadamente
2.6. HISTÓRICO DO SURGIMENTO DO PROJETO:
O
projeto “O mundo que tu ouves é o mesmo que eu vejo” – Semana do Surdo, surgiu
no ano de 2008, por iniciativa das professoras Letícia Netto, Magda Soares e
Mercedes Scalco e dos alunos da Classe Específica de Surdos a qual foi iniciada no ano anterior.
As
Classes Específicas de Surdos lutam pela consolidação da história, cultura e
identidade surda, reivindicando o respeito a sua situação linguística diferenciada,
com o reconhecimento da Língua de Sinais como seu símbolo identitário.
Apesar
de todo esforço pelas bandeiras deste grupo minoritário, ainda há muito a se
fazer, levando informações à comunidade ouvinte do nosso município, em
especial, a nossa comunidade escolar.
2.7 PARCERIAS FIRMADAS PARA
VIABILIZAÇÃO DO TRABALHO:
·
11°Coordenadoria Regional de Educação;
·
Meios de comunicação (rádio, jornais e
sites);
·
ONG MISME (Ministério Mãos que se Esforçam);
·
Comércio local;
·
Alunos egressos do Ensino Médio Classe
Específica de Surdos;
·
Prefeitura Municipal de Osório e Câmara
Municipal de Vereadores.
2.8
QUAL A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DE CADA UM DOS PARCEIROS:
Primeiramente a Coordenadoria por ser a
mantenedora e por ofertar os recursos humanos, já os meios de comunicação são
parceiros fundamentais para a divulgação do projeto. O comércio local patrocina
materiais de divulgação como: Camiseta, pastas, adesivos, panfletos entre
outros. Os alunos egressos colaboram com o planejamento e execução das
atividades. Prefeitura e Câmara de Vereadores cedendo os espaços públicos e
transporte para os alunos e professores envolvidos com o projeto.
2.9 PROFESSORES RESPONSÁVEIS
PELA COORDENAÇÃO DOS TRABALHOS:
* Gabriela Grassi Anflôr
* Mercedes Scalco
* João Souza de Oliveira
DIAGNÓSTICO E METODOLOGIA UTILIZADA
Inicialmente
é feito uma reunião com professores e alunos para definição das ações a serem
realizadas na preparação, organização e execução do projeto, levando em conta
os desejos, as dificuldades encontradas no cotidiano escolar, na vida social,
no mundo do trabalho, tendo como foco o reconhecimento da cidadania bilíngue.
A
escola atende a Classe Específica de Surdos no Ensino Médio e vivencia todas as dificuldades em relação a garantia
da comunicação, ao direito a aprendizagem escolar de qualidade, as ações e
análises sobre as políticas públicas, sobre a mediação e discussões sobre a
educação bilíngüe, questões referentes à cultura e identidade surda,
valorização dos professores de surdos, tratando também da formação destes
profissionais.
·
Reivindicar a garantia da comunicação e
acesso ao conhecimento e aprendizagem;
·
Divulgar para a comunidade a existência de
uma instituição de ensino com atendimento especializado para alunos surdos no
ensino médio;
·
Buscar
a valorização da Língua de Sinais e da educação bilíngue;
·
Evidenciar as potencialidades do aluno surdo
para o prosseguimento dos estudos e para o mundo do trabalho.
3.4 PLANOS DE AÇÃO
ESTABELECIDOS E OPERACIONALIZAÇÃO DO PROJETO:
Primeiro
passo:
Reunião
de planejamento com alunos, professores e coordenação pedagógica para definir
as metas a serem atingidas para o momento, períodos de realização e parcerias
possíveis.
Segundo
passo:
Operacionalização
do projeto através de estudos com alunos
em sala de aula, busca das parcerias, confecção de materiais e divulgação de
projeto.
Terceiro
passo:
Execução
do projeto, momento em que é colocado em prática todas as ações pensadas e
planejadas, com a realização das oficinas de Libras em todas as salas de aula
nos três turnos de funcionamento da
escola, desde as séries iniciais, séries finais, ensino médio até o ensino técnico profissionalizante. Explanação
sobre a Cultura Surda no auditório da escola para alunos e professores, onde
foi discutido as questões identitárias do aluno surdo.
Momento
de jantar de integração entre alunos surdos e seus familiares, alunos ouvintes,
professores, equipe diretiva e alunos egressos de turmas de surdos. Também foi
feita, pelos alunos do ensino médio, a apresentação teatral “A Rapunzel Surda”,
que foi uma adaptação do conto de fadas “Rapunzel”.
Como
culminância do projeto foi realizada a socialização de todas as atividades realizadas
através de panfletos, painéis e baners
no Largo dos Estudantes, local público onde acontecem atividades culturais e
sociais, atraindo sempre um grande público aos sábados pela manhã.
3.5 DIVULGAÇÃO E ENGAJAMENTO
DA COMUNIDADE ATENDIDA:
A
divulgação é feita junto à comunidade escolar através de mídias (jornais, blogs, rádio, panfletos),
comunicação direta dos professores com seus pares, dos alunos surdos, alunos
ouvintes, ex-alunos, funcionários, familiares e a comunidade escolar,
comunidade surda e ONG.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE RESULTADOS
Não
temos indicadores precisos de sucesso, mas constatou-se em reunião de avaliação
do projeto “O mundo que tu ouves é o
mesmo que eu vejo”, que obtivemos bons resultados, pois tivemos a
participação de 100% dos alunos surdos e seus professores. Outro indicador foi
a participação dos alunos e comunidade nas atividades desenvolvidas, que
culminaram com a inclusão da disciplina de Libras na estrutura curricular do
ensino médio regular ( o regimento escolar que contempla a disciplina de Libras
está em fase de análise junto a mantenedora).
4.2 ANÁLISE CRÍTICA DOS
ALCANCES DOS OBJETIVOS:
Os
objetivos propostos para o projeto foram plenamente alcançados; no entanto
poderíamos ter atingido um número maior de participantes através de parcerias
com faculdade local e escolas da região que atendem as Classes Específicas de
Surdos, fortalecendo ainda mais este movimento de inclusão.
4.3 CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS:
Uma
das mais importantes contribuições foi o entendimento de que a disciplina de
Libras deva fazer parte das estrutura curricular do Ensino Médio e também de
outros níveis de ensino, e esta mudança já está sendo operacionalizada.
4.4 O TRABALHO E SEUS
RESULTADOS FORAM ENVIADOS A ALGUM ÓRGÃO PÚBLICO?
Sim,
foi enviado o projeto e seus resultados como justificativa para a implantação
da disciplina de Libras nas turmas regulares, juntos a Coordenadoria de
Educação.
4.5 CONTINUIDADE DO PROJETO:
O
projeto já está na sua 5ª edição e terá continuidade no próximo ano, no qual
buscaremos estabelecer novas parcerias, abranger um público ainda maior para o
fortalecimento da Língua de Sinais e da educação bilíngue.
4.6 NOVOS PROJETOS:
A escola desenvolve
anualmente projetos tais como:
·
A Sacola da Leitura
·
Mais Educação
·
Vida Saudável
·
Feira das Profissões
·
Autor Presente
·
Arte Literária
·
Mostra de Ciências
·
Dia da Solidariedade
·
Exposição Histórica da Escola
·
Diversidade Cultural. Entre outros projetos.
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